Primeiros papos. Ajustando as coisas

Local onde se bate papo, mas, com relação as borboletas e mariposas e outras ordens

Primeiros papos. Ajustando as coisas

Mensagempor Sphinx » Ter Fev 28, 2012 1:29 pm

Bem caros Fernando e Renato estou abrindo este tópico para nos acosturmarmos com o Fórum.
É melhor do que trocar e-mails. Bem eu pelo menos acho.

A primeira coisa que devo fazer e explicar uma nomenclatura que uso, não é nada de rígido ou mesmo de sério. É somente para vocês não se enrolarem com as minhas confusões, rs, rs, rs...

Voltando a respeito lá da resposta do Fernando na minha apresentação (usando como exemplo) quando me refiro a abrir um tópico é o mesmo fazer um novo tópico. Creio que cada assunto novo deverá ser sempre abordado mediante a abertura de tópicos, ok.
Já comentários sobre o mesmo assunto devem ser incluídos no que eu chamo de post, que nada mais é do que uma resposta dentro tópico, ok.

Assim, na hierarquia do fórum temos: => Fórum => Subfóruns (pode ser categorias como você denominou no e-mail) => tópicos => e posts (ou respostas).
Bem vamos ver se não sou muito chato aí com estes detalhe. Qualquer coisa é só gritar! Rs, rs, rs...
Imagem
Sphinx

Re: Primeiros papos. Ajustando as coisas.

Mensagempor Sphinx » Qua Fev 29, 2012 1:42 pm

Bem continuando por aqui...
1- Já vi que criaste o seu tópico de apresentação. Já vou lhe responder por lá;

2- Reeditei, mas imagens de divulgação (aquelas que vão ser utilizadas, por qualquer usário, que queira divulgar no Fórum).
As que eu fiz ontem estavam desproporcionalmente grandes.
Não era necessário ter uma altura tão grande e um nível de 400kb. Assim fui testando e reduzindo até um ponto onde se pode ter boa noção da página, capa de livro ou coisa divulgada, sem, no entanto, se colocar uma imagem que enfeie a caixa de post. Cheguei a um número de 250Kb no maior eixo (se tivermos que usar uma imagem vertical, que seja com 250 na vertical, se nós tivermos que usar uma imagem horizontal, aí optaremos por 250 na horizontal), acho que permite visualizar bem sem comprometer a caixa de post. Proponho tal dimensão para deixarmos imagens maiores para as fotos;

3- Falando das fotos... Muitos fóruns vinculam usar 400 (eixo maior) X 300Kb. Outros onde a configuração permite que se use uma imagem um pouco maior preferem 500 (eixo maior) X 400Kb. O importante é que as imagens postadas não empurrem (alarguem) a caixa de post para a direita, fato que acontece quando o usuário usa imagens muito grandes, isto atrapalha pacas o fórum.

Bem por hora é só. Pergunto: o que acham sobre isto?
Imagem
Sphinx

Mensagempor Sphinx » Qua Fev 29, 2012 8:50 pm

Vamos a mais alguns detalhes observados.

1-Lá nos avatares (NA EDIÇÃO DO PERFIL) a dimensões estão em 90 X 90. Se é certo que quanto menor melhor para os avatares (além de tudo eles não podem ser grandes porque, se não, anarquizam a caixa de identificação. Se forem muito largos, dilatam o espaço dedicado ao nome e características do usuário) também posso contar experiência de outro fórum onde ampliamos um pouquinho, para 120 x 120 e não tivemos problema algum. Daí, eu pergunto: não seria possível configurar com 120X120. Isto daria um pouquinho mais de definição a imagem usada;

2- Seria interessante vincular as cores dos nomes dos usuários as suas categorias.
Por exemplo: administrador (aquele que pode tudo no fórum) em vermelho e o nome de um administrador também em vermelho, aliás, como está. Está certa esta categoria. Como vemos o Fernando é administrador e está correto, em vermelho, cor da categoria.

Em outro exemplo: se o cara for um moderador (aquele que tem parcial ação no fórum), como a categoria está em verde o nome também deveria ser em verde.

Por fim, está faltando a categoria do usuário que é o cara que só posta e não modera nada. Sugiro incluí-la em cor azul e igualmente a colorir os nomes dos futuros usuários em azul.
Uma visita ao fórum Racezone pode servir de ilustração sobre o que eu falo.

Como exemplo de erro no atual estágio, temos o meu nome Sphinx que está em vermelho e deveria estar em azul cor da categoria a ser criada, a de usuário.
Imagem
Sphinx

Mensagempor Zenodox » Qui Mar 01, 2012 11:30 am

Ok, ja coloquei 120 X 120 .

Quanto as cores, ja esta como mencionado, é que no seu caso, vc tambem pe ADM.
Zenodox

Mensagempor Sphinx » Qui Mar 01, 2012 9:04 pm

Ah! Sim...Mas, continuo curioso, sabes por quê?
Bem no outro fórum sou moderador (a turma me colocou para que eu acertasse uma parte do fórum onde edito minha coluna) e lá posso entrar e mudar os tópicos e post dos outros.
Sendo administrador aqui, teoricamente uma categoria acima, não consigo visualizar os instrumentos que visualizo por lá, ou seja, mesmo que eu quisesse não conseguiria mexer, por exemplo, no que você postou. Daí eu pensar que aqui eu seria usurário simples...
Mas voltando...
E aproveitando gostaria de lhe fazer o mesmo pedido que fiz por lá: agradeço ter me escolhido como administrador, mas, como não manjo da info do fórum, creio que o melhor seria me incluir como moderador, é melhor e mais justo.
Assim, caro Fernando, pergunto não daria para me configurar como moderador? Deste modo, eu poderia ajudar arrumando o tópicos e post por aqui, que é o que posso fazer com tranquilidade.

Agora uma boa!
Conversei com um colega do outro fórum, o Luiz (nick PAPILLON, veja você que é mais uma coincidência, pois justamente o nick do cara é borboleta em francês, que coisa!), e ele disse que se você precisasse poderia contar com ele, quem sabe via telefone para não atrapalhar ambos. Ele mora em São Paulo de modo que se quiseres ele está aí. Por hora me passou as seguintes dicas que eu não entendi NADA! Mas, estou replicando aqui em baixo:

Código: Selecionar todos
Salve Mestre!

A configuração por aqui foi na maior parte feita pelo Roger, algumas por mim, a maioria usando ajuda do phpbb brasil (é um forum de ajuda a instalação de foruns), e sem dúvidas da mais trabalho descobrir o "como" do que realmente fazer.

Minha recomendação é em face do que pretendo fazer aqui também, de não usar a plataforma forum e sim a de blog com jeitão wordpress, isso permite que alguns poucos usuários insiram mensagens mas o comentário é semi-livre (com acesso por qualquer rede social).

Veja os exemplos:

http://www.indycargarage.com/
http://f1around.wordpress.com/

O do racezone só instalamos (eu nao...) mas ainda não tem nada:

http://racezone.com.br/temp/

Minha ideia é tornar tudo mais acessível para ter maior divulgação e participação vamos ver...

quanto so perceptnature, no que puder ajudar...tamos ai.

abs

Luiz

Bem veja aí se entende o que ele disse. Nem sei se valeria apena usar tal padrão...
Creio que o nosso Jimmy pode decifrar?
Imagem
Sphinx

Mensagempor Zenodox » Sáb Mar 03, 2012 9:21 pm

Olá Alexandre,

Ok, ja troquei vc de ADM para Moderador...só não tive chance de acertar a cor para verde. Antes , vc como ADM tinha que entrar no setor ( link no final da home) e se logar de novo..por isso não conseguia..

Obrigado por apresentar o Luiz...Vou conversar com ele assim que possivel..

abs
Zenodox

Mensagempor Sphinx » Sáb Mar 03, 2012 9:51 pm

Fernando já estou ligando para pessoas entrem no fórum.
Acabei de falar com o Felipe (do Lepidoptera brasilienses) e estou na linha com o Celso Godinho (a cara que gosta de besouros).Por tanto fique atento para validar as inscrições deles.
Imagem
Sphinx

Mensagempor Sphinx » Sáb Mar 03, 2012 11:05 pm

Outra.
Notei que o nome APRESENTAÇÃO, esta escrito duas vezes lá no título (no caminho: Índice do Fórum < Apresentação < Apresentação) do subfórum de mesmo nome.

Mais outra coisa.
É interessante é escrever no final da definição do subforum Geral: "Local onde se bate papo, mas, com relação as borboletas, mariposas [e outra ordens]".
E por quê?
Bem os colegas de outras ordens podem também querer “papear” coisas gerais de Entomologia, e, se não indicarmos a possibilidade disso acontecer no GERAL, eles vão acabar enchendo, com outros assuntos, o subforum de: Fórum para as fotos e identificação de outras ordens.
Imagem
Sphinx

Mensagempor Zenodox » Seg Mar 05, 2012 3:33 pm

Alexandre,

Quanto a incluir "e outras ordens" ja esta OK. O ajuste do caminho e outros ajustes finos, vou fazer assim que possivel, de uma vez.

abs

Fernando
Zenodox

Mensagempor Sphinx » Seg Mar 05, 2012 9:42 pm

Ok. Falou. Por hora me preocupa a questão do registro dos novos foristas. Não podemos perder pessoas pelo fato delas não conseguirem se registrar. Estou ligando para o Celso (lembre ele usou o nick Besourão) tentar mais um vez.
Imagem
Sphinx

Próximo

Voltar para Geral