Porque borboletas!

Local onde se bate papo, mas, com relação as borboletas e mariposas e outras ordens

Porque borboletas!

Mensagempor Antonio Araujo » Sáb Mar 17, 2012 6:08 pm

Por um fenômeno casual fui contemplado com um berçário de borboletas.
Há algum tempo atrás tinha o habito de freqüentemente fazer suco de maracujá, a partir da fruta, e os detritos de caroços do maracujá, eram colocados em uma caixa de terra onde havia algumas plantas. E este fenômeno improvável, que vemos a nossa volta, se manifestou novamente. Nasceram dois pés de maracujá, digo dois porque dois brotos saíram da terra quase que simultaneamente e o primeiro logo tratou de se agarrar em um gancho que havia logo acima na parede, de onde tratei de estender uma corda de nylon entre outros ganchos que eram usados para fixar um varal de roupas.
A este ponto só sabia que era uma trepadeira, e tratei de levar uma folha para o trabalho, onde foi identificada pelo Prof. Monet como sendo maracujá.
Mas como não saber que era maracujá, já que colocava ali o detrito do suco que bebia.
Simples, nesta terra brotavam varias coisas e morriam, já havia plantado de tudo ali, e o detrito do suco (sementes trituradas em um liquidificador, e coadas em uma peneira) era considerado por mim como sendo adubo.
Ouvi de Monet a reclamação de que tinha um pé de maracujá, de onde gostaria de ver brotar sua belíssima flor, mas era impedido por uma infecção de lagartas, que impediam o desenvolvimento da planta. Sabendo disso, já imaginei a possibilidade do nascimento de borboletas, naquela planta que brotava, e assim foi.
Tenho fotos dede o crescimento da planta, da postura de ovos (imagens gerais na copa), de ovos, do nascimento da lagarta, das trocas de “casca” (ecsúvia), da transformação para crisálida e nascimento. Muitas destas fotos foram mostradas ao Prof Alexandre, a quem agradeço a oportunidade de participar do fórum.
Depois de aproximadamente dez gerações de borboletas, e de prestar seus serviços para uma variedade de vespas, das quais também tenho fotos, inclusive se alimentando de lagartas, os pés de maracujá morreram, porque estavam plantados em uma caixa de 60x60x20 que não sustentou uma planta de quase três metros de altura com uma copa de 1,40m.
Durante mais de dois anos, nasciam borboletas em todos os cômodos da minha casa, e posso dizes o seguinte: “Se o amor não é lindo, isso é”.
Abraços
Anexos
Zye26vi.jpg
Zye26vi.jpg (6.52 KiB) Exibido 1789 vezes
Znhuzlb.jpg
Znhuzlb.jpg (7.85 KiB) Exibido 1789 vezes
Editado pela última vez por Antonio Araujo em Qua Mar 28, 2012 3:57 pm, em um total de 1 vez.
Antonio Araujo

Re: Porque borboletas!

Mensagempor Sphinx » Sáb Mar 17, 2012 6:54 pm

Sim isto foi um acontecimento bacana.
Este fato narrado aí por você caro Araujo, é explorado na América por diversos autores que divulgam plantas para se ter em casa tanto para alimentar os adultos, quanto para proporcionar que as fêmeas desovem nos quintais trazendo para as residências o colorido desses insetos, as borboletas.

O Luiz Otero tinha alguns livros desses (creio eu), onde há relações das plantas alimento de adultos e as hospedeiras das lagartas.
No livro, tem inúmeras fotos de jardins de borboletas, coisa muito bacana de se montar. Eu já fiz uns dois com o Professor Jesus, lembra dele era da Botânica.
No momento há uma pessoa que deve estar craque em preparar jardins de borboletas, é a Relindes. Ela mora em Itaipava, Petropolis, RJ e tem um projeto de construir um dia um borboletário. Mas, enquanto o borboletário não sai vai aprendendo o manejo dos bichos no jardim.
Estou postando aqui um link para o site da Relindes. ATENÇÃO! O certo seria divulgar na seção de mesmo nome, mas, eu ainda não o fiz por lá, pois, já convidei a Relindes para entrar no Fórum e aí ela mesmo pode fazê-lo. Não quero atropelar as coisas. Vamos ficar um uma previa aí vai o link: < http://www.borboletarioshangrilah.com/ >
Visite e veja, saudações pelo ingresso por aqui.
Imagem
Sphinx

Voltar para Geral