Dificuldades na edição do LepidopteróFilo

Local onde se bate papo, mas, com relação as borboletas e mariposas e outras ordens

Dificuldades na edição do LepidopteróFilo

Mensagempor Sphinx » Sex Mar 09, 2012 10:06 pm

Bem aqui vai um tópico para alertar e explicar as sucessivas reedições no blog LepidopteróFilo, na série em que tratamos do visual dos lepidópteros.
Trocando em miúdos este é um tópico explicativo...
1º Uma coisa muito difícil é a simplificação da grande quantidade de informação a ser triada e editada. O excesso de nomes e detalhes de estruturas traz dúvida sobre quais seriam úteis para que o público amador possa melhor conhecer nos lepidópteros, afim de que, este conhecimento ajude na fotografia, em especial, aqueles que vão partir para os close-ups;

2º Uma segunda questão é alguns pequenos desacordos entre autores quanto a definições, quantidades e funções. Um exemplo é o número de estigmas no abdômen e no tórax das borboletas e mariposas. Já vi obras do um par no tórax e oito no abdômen. No momento estou usando o livro do Rudolf Barth, Entomologia Geral, que sei não ser atual, mas, o conteúdo se mostrou mais utilizáveis em função dos esquemas que adotamos. Então completando a comparação: ele traz a informação de dois pares no tórax e de 6 a 7 pares no abdômen. E aí em qual acreditar? Bem como já disse uso o do R. Barth para dar uma valorizada no nacional fazendo uma parceria entre ele e o Costa Lima, mas, estou aberto a reedição a medida em que novos usuários forem ingressando por aqui e me corrigindo no blog;

3º Ah! Temos também os esquemas! Este é outro problema. Há diferenças entre esquemas. Como usei os do Costa Lima, Insetos do Brasil, (e também detalhes do P.P. Grasse, Traité de Zoologie - Anatomie, Systématique, Biologie é verdade), por ser brasileiro e por estar na Internete (daí ser acessível a todos), precisei de uma bibliografia que se ajustasse. Como não queria repetir o Costa Lima (para não parecer uma cola integral de texto e imagem) fiz uma combinação entre o pai da Entomologia brasileira e o Barth;

4º Por fim, há também a minha famosa “BURRICE”, mas, quanto a isto já convoquei o Chefão para me ajudar. Espero que ele não só atenda como de o ar de sua graça por ai no fórum. Agradecendo pela atenção de quem se dispôs a ler por aqui, e aberto a reedições essenciais.
Imagem
Sphinx

Voltar para Geral