Apresentando

Bem Vindo ao nosso Forum...Veja como funciona

Apresentando

Mensagempor paulowirko » Dom Ago 26, 2012 3:18 pm

Olá pessoal,

meu nome é Paulo Schwirkowski, e recentemente comecei a trabalhar no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, recém inaugurado em São Bento do Sul - SC, como é um museu novo, nossa coleção ainda é pequena, em torno de 5.000 insetos, a maior parte borboletas e mariposas.
Sempre gostei da área entomológica, mas nunca fui muita a fundo, meu interesse maior é na área de botânica, tenho até um site sobre a flora aqui da cidade. (https://sites.google.com/site/florasbs/).

Espero poder contribuir com algo aqui.

Abraços.
paulowirko

Re: Apresentando

Mensagempor Sphinx » Seg Ago 27, 2012 9:14 pm

Olá Paulo seja muito bem vindo aqui é o Sphinx.
Rapaz que prazer ter uma pessoa aí da terra do Maller, Hilmelga (desculpe os nomes mas fugi da sala de alemão, rs, rs, rs...), e companhia.
Já estive por (na região) aí umas três vezes e, em particular, gosto muito de Corupá.
Seja muito bem vindo.
Imagem
Sphinx

Mensagempor paulowirko » Ter Ago 28, 2012 9:24 am

Olá Sr. Sphinx,

que bom saber disso, e realmente, os sobrenomes aqui não são nada fáceis...rsrrrs,
a cidade onde moro é vizinha da cidade de Corupá, inclusive há uma APA (área de prot. ambiental) que faz divisa com aquela cidade.
São Bento sempre teve uma tradição grande na criação de artesanatos com borboletas, isso é muito conhecido em várias partes do Brasil. Atualmente, é claro, isto não é mais produzido, e uma das características do Museu é esta, resgatar esta história, tanto dos artefatos produzidos, como das ainda existentes coleções particulares de lepidópteros quanto da educação e pesquisa ambiental.

O Humelga que você fala é o Sr. Hümmelgen? há fotos dele aqui nos painéis, assim como do Sr. Dodi, Ivo Rank, e outros que trabalharam por muitos anos com lepidópteros.
paulowirko

Mensagempor Sphinx » Ter Ago 28, 2012 2:14 pm

Sim uai...
É exatamente deste cabra que eu falo. Já o Sr. Maller era o sogro do Humelga, rs, rs, rs...

Outra. Eu também conheci o Ivo.
Ele é que não deve se lembrar de mim, pois estive com ele quando fui a Rio Vermelho em 1983 junto com o nosso colega aqui o Besourão.
Sobre as industrias também sei da existência embora, confesso, não são de me fazer impressionar.
Acho que são um símbolo do passado, refletem a cultura da colonização germânica no local, e por consequência, um proximidade com a Entomologia como hobby e ciência.
Aliás, o Ivo, também era muito conhecido e estimado pelo finado Luiz Otero a quem muito ajudou nas observações sobre comportamento de algumas espécies.
Mas é isso aí, seja muito bem vindo. E boa sorte aí com o Museu.
Falando nisso...
Como lá em Seabra (acho que é em Seabra, pois Nova Teotonia, creio era distrito), transformar em Museu, resgatando a memória dos "borboleteiros & besoureiros", é uma boa por parte das prefeituras ou de quem quer que se disponha a isto.
Um dia ainda posto foto minha com o Fritz Plauman. Conheces o Museu por lá?
Imagem
Sphinx

Mensagempor paulowirko » Ter Ago 28, 2012 2:56 pm

Não conheço ainda aquele museu, mas segundo o diretor aqui ainda neste ano vamos lá para conhecer.

O Sr. Ivo, acabou de sair daqui....rsrrs, na verdade faz uns 10 minutos, a sala de lepidópteros tem o nome dele, como homenagem, ele havia prometido doar uma pequena parte de sua coleção, e acabou de trazer mais duas gavetas, bem variadas, Caligo, Paradaemonia, Copiopteryx, Hamadryas, Agrias, etc. Ele já havia doado uma gaveta com Sphingidae e outra com 509 microlepidópteros.
É uma grande pessoa, tenho aprendido muito com ele, tem um conhecimento incrível de plantas hospedeiras e de tudo relacionado a lepidópteros.
paulowirko

Mensagempor Sphinx » Ter Ago 28, 2012 3:29 pm

Concordo, sua opinião reflete a do Otero.
Luiz sempre, que ai ao sul, contava que tirava ocasiões para andar com o Ivo no mato.

Um exemplo da ajuda do seu Ivo...
Há um bicho (mariposa, eu creio se me lembro da história era um determinado SATURNIIDAE), não sei se o Ivo vai lembrar (pergunte a ele na próxima vez), a qual nunca se achava a fêmea e só se pega o macho na armadilha luminosa.
Mas, certa vez, Luiz deu uma aula (para a turma de mestrado aqui do Museu), onde disse ter descoberto que o tal bicho tinha, imagine só você, uma fêmea diurna! E parece que descobriu isso graças a dicas do Ivo.
Cheque para conferir a história, se não é que estou enrolando os fatos...
Mas, confira, vale a pena.
Imagem
Sphinx

Mensagempor Sphinx » Ter Ago 28, 2012 3:34 pm

Ah! Olha o que eu achei por aqui! A muito não via esta foto foi tirada em novembro de 1983, como outras que postei aqui no fórum ainda tenho cabelo, rs, rs, rs...
Aí vão minha (estou a esquerda da imagem) foto com o Fritz (acho que tinha 91 na época) e outro colega...
Também tenho a antiga casa lá em Nova Teotonia
F.Plaumman, C.L.G.Junoir & A.Soares.JPG
F.Plaumman, C.L.G.Junoir & A.Soares.JPG (147.52 KiB) Exibido 2251 vezes

F.Plaummancasa.JPG
F.Plaummancasa.JPG (129.46 KiB) Exibido 2251 vezes
Imagem
Sphinx

Mensagempor paulowirko » Ter Ago 28, 2012 4:06 pm

Quando a coincidência é demais... o santo desconfia Sphinx! rsrsrsrs.

Nestas gavetas ele deixou um casal de Saturnídeos Eacles sp., que ele me falou exatamente isso, que a fêmea é diurna, será que é esta mesma que você falou? acho bem provável que sim! É a única dentre as conversas com ele em que ele comentou esta característica. Já tinha me falado que isso acontecia neste gênero (quando vimos outra espécie), e agora trouxe-me um casal delas.

Não pensa em vir aqui ao sul fazer uma nova visita a ele? Seria interessante visitarmos o borboletário dele, garanto que ia gostar, e assim aproveitaria para conhecer o museu aqui.
paulowirko

Mensagempor Sphinx » Ter Ago 28, 2012 9:02 pm

Meu amigo, eu não acredito em coincidências... Eu as registro, mas penso diferente sobre elas...
Também não acredito no acaso, ele NÃO existe!

Mas, voltando...
Veja você que papo bom e interessante foi este gerado pela sua apresentação...
Bem e vai ficar mais interessante, para tu, que irá com certeza comentar tudo isso com o Ivo!

A respeito disso...
Vou tentar bancar o meu "primo" grego oráculo (lembre-se que eu sou quase uma versão dele, afinal, para que também serviam as esfinges, rs, rs, rs....) e tentarei uma previsão...
Assim digo a você que: não me surpreenderia se o Ivo nos próximos dias sonhasse com o Luiz ou com algo que tivesse ele como referência!
Será que rola, rs, rs, rs...

Desculpe a divagação “sem” nexo...

De qualquer forma valeu o papo!
Um abraço e quando puderes informe o pessoal por aqui do andamento ai do Museu. Suas atualizações serão bem vindas.
Coloque na parte Geral tópicos aí sobre o museu, acho que a turma irá gostar.
Imagem
Sphinx

Mensagempor paulowirko » Ter Ago 28, 2012 9:44 pm

Também não acredito em coincidências Sphinx, elas deveriam ter outro nome, não este.

Comentarei com o Sr. Ivo nos próximos dias, pois voltaremos a visitá-lo em breve. Provavelmente iremos acampar qualquer dia na xácara dele, pois o diretor aqui é ornitólogo e lá há muitas aves raras, e eu quero fotografar umas mariposas por lá, como é uma área relativamente bem conservada, a biodiversidade lá é impressionante.

Abraços.
paulowirko

Próximo

Voltar para Apresentação